As Fronteiras da inovação na área de saúde

1. Vamos falar de inovação na área de saúde?

A palavra “inovação” já não soa mais como uma tendência e sim como uma realidade. Isso vale também para a área de saúde.
Vivemos um mundo de inovação intensiva em todas as áreas.
Há pouco tempo, discutíamos sobre as disparidades de hábitos entre nós, nossos pais e nossos avós. Enquanto hoje, temos pessoas que nasceram na mesma década e já possuem hábitos bastante diferentes.

Todos corremos o risco de ficarmos defasados não só em relação aos objetos do dia a dia, mas também mundo no profissional… e num piscar de olhos.
Duvida? Hospitais e clínicas particulares já perderam boa parcela de mercado, antes “confortavelmente conquistada”, para startups como a Dr. Consulta. Essa startup oferece o serviço de obtenção de consultas e exames mais rápido que o serviço público e mais barato que o particular.

 

“Hoje já fazemos mais de 55 mil atendimentos mensais e temos mais de 550 médicos à disposição dos pacientes. Além de consultas, oferecemos exames e cirurgias a fim de proporcionar diagnóstico completo e acompanhamento dos casos simples e prevenção de doenças, assim como tratamento para pacientes pré-crônicos ou crônicos.”

Marcos Fumio, Vice-presidente médico do Dr. Consulta

Não é surpresa que, nessa grande frenesi pelo novo (inovação), o setor da saúde já esteja sendo fortemente impactado. Além disso, a alta do dólar e a crise econômica influenciaram bastante as mais recentes inovações em processos, em tecnologia e em eficiência nesse ramo. Mas a área da saúde ainda possui uma grande demanda por inovação, no Brasil e no mundo.

Mas como poderíamos aplicar a inovação na área de saúde, um ecossistema tão complexo, bastante regulado em vários aspectos e cauteloso (com seus motivos) na adoção de mudanças?

No Brasil, temos avançado bastante nesse sentido e o setor brasileiro passa por muitas transformações. Por exemplo, o papel foi substituído por informatização e os dados dos pacientes, pouco a pouco, são guardados e gerenciados em uma só plataforma.
Esses são apenas alguns dos exemplos do processo de inovação que estão sendo trilhados.
Mas, amigos, estamos falando apenas de inovação tecnológica. É só nisso que há espaço para inovar?

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário